O coco realmente ajuda a emagrecer?

Considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo, o coco é um alimento muito nutritivo, pois, além de vitaminas e minerais, tem uma excelente combinação de ácidos graxos, que trazem diversos benefícios à saúde. No fígado, esses ácidos viram fonte de energia rápida e também corpos cetônicos (compostos que ajudam a tratar distúrbios como diabete tipo 3, epilepsia e Alzheimer).

O coco é rico em ácido láurico, componente com propriedades antimicrobianas que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, é um alimento do qual se pode aproveitar tudo.

A água de coco regula o intestino, hidrata e combate a retenção de líquidos. Rica em sódio e potássio, previne cãibras e é o melhor remédio para diarreia. Tem forte ação contra vírus e bactérias. Tomada diariamente por trinta dias, ajuda na cura da candidíase.  

A polpa do coco fresca é rica em flavonoides e ajuda no combate a doenças cardíacas, evita a formação de tumores, tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram a imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

O leite de coco fresco é fonte de vitaminas A e E e de minerais, como potássio e cálcio. Também é uma excelente fonte do ácido graxo láurico, que fortalece a imunidade. É uma ótima opção para pessoas intolerantes ao leite animal ou alérgicas à lactose.

O açúcar de coco é outra maravilha que se pode extrair da fruta. Lembra o açúcar mascavo, porém é melhor porque ter baixo índice glicêmico, fazendo com que a liberação de energia no organismo ocorra de forma mais lenta. É extraído das flores da palma de coco e, por não passar pelo processo de refinamento, mantém suas vitaminas e minerais. É rico em potássio, magnésio, zinco e ferro, além de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Por ter carga glicêmica baixa, pode ser consumido por diabéticos, mas com cautela, já que contém quantidade de calorias semelhante à do açúcar refinado, além de sacarose e frutose. É importante assegurar-se de que o açúcar de coco é puro, pois alguns fabricantes acrescentam açúcar refinado ao açúcar de coco.

Óleo de coco – um ótimo termogênico

O óleo de coco extravirgem (prensado a frio) é a melhor parte que se pode extrair da fruta. Não é à toa que vem ganhando destaque nos últimos anos.

Por ser rico em ácidos caprílico, cáprico e láurico, fortalece o sistema imunológico. É um alimento formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina, um potente antibacteriano, antifúngico e antiviral que melhora significativamente a imunidade. É também rico em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.

Quando aplicado em feridas e chagas, o óleo de coco virgem evita novas infecções por estafilococos. Também ajuda a cicatrizar feridas, hidrata a pele, previne estrias, melhora a saúde dos cabelos e do couro cabeludo e serve como excelente protetor solar.

Além de tudo isso, o óleo de coco é o melhor óleo para o preparo de alimentos porque é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposto a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos. Em outras palavras, o óleo de coco consegue atingir altas temperaturas sem oxidação e sem alteração de suas propriedades nutricionais. Ele não vira gordura trans, diferentemente de óleos vegetais como o de soja, milho e canola.

Especificamente a respeito do emagrecimento, o consumo do óleo de coco melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. Por ser facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumula em forma de gordura nos adipócitos. Tomado antes do treino, fornece energia e dá saciedade e disposição.

Portanto, aliado a uma atividade física, o óleo de coco acelera o metabolismo, tendo efeito emagrecedor e redutor da gordura abdominal.

Se este texto fez sentido para você, deixe um comentário e se inscreva para receber todas as atualizações deste blog.

Talvez você se interesse por:

Dieta do HCG

Dieta cetogênica

Receita incríveis para secar

Receitas emagrecedoras e eficazes

Publicado por Sol Antônia

Sol escritora de romances, língua portuguesa e livros de autoajuda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: