Dieta cetogênica, o que é e como fazer

A dieta cetogênica foi criada em 1924 para tratar epilepsia

Você sabia que existe uma dieta que faz emagrecer rapidamente e ainda ajuda na cura de males como alergias, epilepsia, diabete e câncer? Sim, ela existe: é a dieta cetogênica.

A dieta cetogênica consiste em reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos, aumentando o consumo de gorduras boas e elevando a ingestão de proteínas. Ou seja, baixa-se a ingestão de carboidrato (principal fonte de energia, que se transforma em glicose no organismo) e aumenta-se a quantidade de gordura. Sem a energia do carboidrato, o corpo vai retirar a energia de outras fontes, como as gorduras, segunda fonte de energia do corpo. Quando a reserva de gordura é queimada, a pessoa emagrece. 

Para que serve a dieta cetogênica

Diversas pesquisas mostraram que a dieta cetogênica ajuda a reduzir o número de crises de convulsão.

Ela também é utilizada para acelerar a perda de peso por fazer o organismo utilizar a própria gordura como fonte de energia em vez do carboidrato, promovendo, assim, o emagrecimento.

A dieta cetogênica também é indicada para tratar pacientes com diabete tipo 2, trazendo melhoras na glicose e redução da necessidade de insulina. A dieta cetogênica altera a forma como o corpo armazena e utiliza energia, fazendo o corpo converter gordura em energia, em vez de utilizar o açúcar para isso.

A dieta cetogênica ainda melhora a performance em atletas e é indicada para curar o câncer e doenças autoimunes, como lúpus.

Como fazer a dieta cetogênica

Para fazer a dieta cetogênica, devemos eliminar os alimentos ricos em carboidrato, como pão e arroz, aumentar o consumo de alimentos como carnes, ovos, queijos, castanhas e nozes, além de consumir pequenas quantidades de frutas e legumes.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

A dieta cetogênica em geral é composta de 10% a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. São proibidos os carboidratos de fácil absorção (arroz e pão branco, massas e açúcar). Em relação aos tipos de proteínas e gorduras, não há restrição. 

Como o objetivo da dieta cetogênica é fazer o corpo usar a gordura para a produção de energia em vez de glicose, as pessoas que seguem a dieta cetogênica obtêm a maior parte de sua energia da gordura e uma pequena parte de carboidratos e proteínas. No entanto, é preciso estar atento à qualidade da gordura ingerida. As gorduras saudáveis para o coração são a chave para manter a saúde em geral e são encontradas geralmente em ovos, peixes, abacate, amêndoas e coco. Tais alimentos devem ser incluídos na dieta cetogênica, sobretudo o óleo de coco, que tem papel essencial nesta dieta. O azeite de oliva também é uma excelente fonte de gorduras boas, entretanto é preciso saber sua procedência, uma vez que a maioria dos azeites encontrados no Brasil é proveniente de mistura com outros óleos.

Fazem parte do cardápio da dieta cetogênica outras fontes de gorduras e proteínas, como peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, requeijão e queijos em geral, creme de leite, iogurte sem açúcar, amendoim, noz, avelã, castanha, sementes como linhaça, chia e girassol, molhos como maionese e mostarda, manteiga, frutas, legumes e verduras, folhosos como alface e vegetais verde-escuros como brócolis e espinafre.

As frutas e os legumes são consumidos da mesma forma que em uma dieta normal, sem aumentar a quantidade. Recomenda-se a ingestão de três ou quatro unidades de frutas por dia e legumes e verduras nas refeições do almoço e do jantar.

Também são permitidos na dieta cetogênica embutidos como presunto, salsicha, salame, peito de peru defumado, linguiça, bacon, além de margarina. Entretanto, é bom lembrar que os embutidos contêm nitritos, que aumentam o risco de câncer no aparelho digestivo, além de uma grande quantidade de sódio, que favorece problemas como a hipertensão arterial. Sem falar que sujam o sangue e favorecem o surgimento de problemas cardíacos. Existem críticas à dieta cetogênica por esse motivo e também pelo fato de se aumentar os níveis de colesterol com o consumo de gorduras trans. É por isso que a gordura do coco é essencial na dieta cetogênica, uma vez que não há como ela ser trans.

Alimentos proibidos na dieta cetogênica

Carboidratos, sobretudo os de fácil absorção, especificamente arroz, macarrão, milho, feijão, soja, ervilha, grão-de-bico, farinha de trigo, aveia, pão, torrada, batata, bolos, doces, biscoitos, chocolate, açúcar e adoçante, achocolatado em pó, leite, pizza, lasanha e iogurte com açúcar.

Dieta cetogênica cíclica

A dieta cetogênica cíclica ajuda a manter um bom seguimento da dieta e uma boa perda de peso, ajudando a fornecer energia para a prática de exercícios físicos. Para isso, deve-se seguir o cardápio da dieta cetogênica por cinco dias consecutivos, e em dois dias pode-se consumir alimentos com carboidrato (pães, massas, arroz, etc.), entretanto os alimentos ricos em açúcar (sorvete, bolos, doces, etc.) devem continuar fora do cardápio.

Contraindicações

A dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos de idade ou com histórico de problemas como insuficiência hepática ou renal, doenças cardiovasculares, AVC e pacientes que fazem uso de medicamentos à base de cortisona. Nesses casos, a dieta deve ser autorizada por um médico e acompanhada por um nutricionista.

No caso dos diabéticos, por medida de segurança, eles devem consultar um médico ou especialista antes de iniciar a dieta cetogênica.

Efeitos colaterais

A dieta cetogênica pode gerar fadiga, dor de cabeça, dificuldade de concentração, mau humor, perda de músculos, hipoglicemia, fraqueza, insônia e prisão de ventre.

É importante lembrar que estas recomendações são informativas e não substituem o tratamento com um médico ou terapeuta.

Se este texto fez sentido para você, deixe um comentário e se inscreva para receber todas as atualizações deste blog.

Conheça receita incríveis para secar!

Conheça receitas emagrecedoras e eficazes!

Publicado por Sol Antônia

Sol escritora de romances, língua portuguesa e livros de autoajuda.

Um comentário em “Dieta cetogênica, o que é e como fazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: